top of page

Transtorno de Estresse Pós Traumático


Este transtorno se caracteriza pelo estado de ansiedade provocado pela expectativa de reviver uma experiência que tenha sido fortemente traumática. Em função do aumento da violência urbana o TEPT representa um importante e prevalente transtorno da atualidade, o qual deve ser tratamento adequadamente evitando prejuízos na vida do indivíduo.


É um transtorno de ansiedade que acomete indivíduos que vivenciam, testemunham ou tomam conhecimento de eventos traumáticos extremos envolvendo morte, estupro, assalto, sério ferimento ou outra ameaça à integridade física sua ou de outros, etc. O TEPT é definido como uma resposta sintomática a um evento estressor.


As pessoas ao passarem por eventos traumáticos, normalmente desencadeiam um estado de ansiedade que pode ir diminuindo logo no primeiro mês, sendo superado sem maiores problemas ou quando os sintomas permanecem por mais tempo ou reaparecem depois de um tempo, pode se tratar de um estado de Estresse Pós Traumático.


O indivíduo quando exposto a uma situação traumática, pode desenvolver intenso medo, sentimento de impotência ou horror, passando a reviver constantemente o evento, através de recorrentes recordações angustiantes e aflitivas, sob a forma de pensamento, imagens ou sonhos. No cotidiano passa a ficar hipervigilante, preocupado, podendo haver a sensação em determinados momentos de que a situação traumática vai se repetir, comportando-se como se o evento estivesse acontecendo novamente.


O Estresse Pós Traumático traz um sofrimento psicológico intenso com reações fisiológicas como taquicardia, sudorese, hiperventilação, que se manifesta quando o indivíduo fica exposto a componentes que simbolizam ou lembram aspectos do evento traumático. Os estímulos relacionados à situação traumática provocam esquiva do indivíduo, que procura evitar persistentemente reviver o trauma, fugindo de fatos que trazem à tona a lembrança do evento, como pensamentos, sentimentos, conversas sobre o tema, ou atividades, locais e pessoas que suscitam recordações do trauma.


O Transtorno do Estresse Pós-Traumático provoca danos emocionais que comprometem a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Os sintomas se dividem nas seguintes categorias:


Reexperiência traumática: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes (flashbacks) do evento traumático revivescência


Fuga e esquiva: afastar-se de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas, como situações, contatos ou atividades que possam se ligar às lembranças traumáticas


Distanciamento emocional: diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, que anteriormente eram prazerosas, diminuição de afetividade


Hiperexcitabilidade psíquica: reações de fuga exagerados, episódios de pânico (coração acelerado, transpiração, calor, medo de morrer...), distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância (estado de alerta)


Sentimentos negativos: sentimentos de impotência e incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio.


É importante mencionar que nem todos os indivíduos que sofrem situações traumáticas irão desenvolver o transtorno, pois alguns são mais vulneráveis e predispostos. É um transtorno que causa intenso sofrimento psíquico, prejuízos no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas da vida, sendo que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) apresenta eficácia no tratamento, buscando modificar esquemas e crenças disfuncionais.



  • Maria Aparecida Nogueira Lacerda Almeida                                                   Psicóloga Clínica - CRP 20210/05

 

Psicóloga graduada pela FUMEC – BH. Especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo Centro Universitário de Araquarara – UNIARA – SP e Psicologia Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua no atendimento psicológico a adolescentes e adultos. 

 

  • CONSULTÓRIO

 

Av. Julia Kubitschek, 35 - Sala 318 - Centro - Cabo Frio - RJ, 28905-000.

contato@psiclinicatcc.com.br

Tel: (22) 2647-3252

Cel: (22) 98812-5386

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Assine a

Newsletter

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page