top of page

Síndrome de Burnout


O indivíduo exposto a um estresse constante e excessivo no trabalho e sem estratégias pessoais para lidar adequadamente com estas condições, pode desenvolver a síndrome de burnout, que é caracterizado por um estado de exaustão física e emocional. É uma síndrome do esgotamento profissional causado por condições de trabalho estressantes em termos físicos, emocionais e psicológicos, sendo muito comum em profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas, como nas áreas de educação, assistência social, saúde, bombeiros, policiais, controladores de tráfego aéreo, agentes penitenciários, entre outras.


Este transtorno tem relevância na medida em que afeta a vida pessoal, pois com o colapso físico e mental, as repercussões físicas desse estresse psíquico, leva ao comprometimento da eficiência e do desempenho profissional e a dificuldades nos relacionamentos interpessoais.


A característica principal do tipo de exaustão na síndrome de burnout é a falta de energia, a sensação de sobrecarga emocional constante e o esgotamento físico e mental.


Os principais sintomas são:


- Sintomas Físicos: dor de cabeça, enxaqueca, tonteiras, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, tremores e distúrbios gastrintestinais e respiratórios. Em mulheres pode causar alterações no ciclo mestrual.


- Sintomas Psicológicos: oscilações de humor, dificuldade de concentração, lentificação ou alteração do pensamento, lapsos de memória, irritabilidade, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima, perda de flexibilidade emocional, desconfiança e em alguns casos paranoia.


- Sintomas Comportamentais: ter ausências no trabalho, alteração do sono, agressividade, isolamento, falta de motivação no trabalho e pelo relacionamento interpessoal.


As causas da síndrome de burnout estão ligadas a um quadro muldimensional de fatores individuais e ambientais conectados diretamente a uma percepção de desvalorização profissional, sendo que o ambiente de trabalho e as condições de realização deste exerce um papel importante no adoecimento do indivíduo.


No diagnóstico da síndrome de burnout é analisada a história do paciente, as condições a que o mesmo esta exposto dentro e fora do trabalho, qual a sua realização tendo em vista as suas expectativas e os sintomas apresentados. Este quadro com frequência esta associado a outros transtornos emocionais, como a depressão e/ou ansiedade.


O tratamento farmacológico e a psicoterapia são indicados, além de atividades físicas que são importantes para a recuperação e controle dos sintomas. Saber respeitar os próprios limites é fundamental para não se chegar ao estado de esgotamento mental e físico, tendo a atenção devida a sua qualidade de vida.


  • Maria Aparecida Nogueira Lacerda Almeida                                                   Psicóloga Clínica - CRP 20210/05

 

Psicóloga graduada pela FUMEC – BH. Especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo Centro Universitário de Araquarara – UNIARA – SP e Psicologia Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua no atendimento psicológico a adolescentes e adultos. 

 

  • CONSULTÓRIO

 

Av. Julia Kubitschek, 35 - Sala 318 - Centro - Cabo Frio - RJ, 28905-000.

contato@psiclinicatcc.com.br

Tel: (22) 2647-3252

Cel: (22) 98812-5386

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Assine a

Newsletter

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page